O uso de Big Data garante diversas vantagens para análise de crédito dos seus clientes
Disponibilizar crédito ao mercado exige o olhar atento das instituições para uma série de pontos importantes no momento da análise de crédito, benéficos aos consumidores e às companhias. O que nem todos sabem é que o Big Data pode colaborar muito com o processo de análise de crédito!
Seu time de analistas gasta horas para fazer a análise de crédito de um cliente ou fornecedor e quando finaliza a análise não consegue ter certeza de quanto liberar de crédito e qual o tamanho do risco apresentado para sua empresa?
Se sim, neste artigo, você vai descobrir o que é essa tecnologia e como ela pode auxiliá-lo quando o assunto é análise de crédito. Boa leitura!
O que é o Big Data?
Big Data refere-se a volumosos conjuntos de dados que precisam ser processados e analisados para tomada de decisões e estratégias.
A sua rotina certamente não seria a mesma se você tivesse que enviar documentos para um fornecedor via fax ou registrasse informações dos seus clientes à mão, no papel. É fato: a tecnologia transformou as nossas vidas, veio para ficar e exige que as empresas saibam lidar com ela.
Um dos principais desafios, não apenas no mercado de crédito, está na administração de uma grande quantidade de dados gerados e armazenados nos ambientes digitais. Nesse cenário, o Big Data é um dos personagens principais.
O Big Data captura o potencial de dados gerados em tempo real de diversas fontes e reúne todas as informações para sua tomada de decisão na análise de crédito.
Com Big Data e outras tecnologias é possível garantir a mais completa análise de crédito e prevenir perdas com inadimplência, além de reduzir o risco de fraudes e de relacionamentos com clientes e fornecedores que possam impactar negativamente o seu negócio, trazendo maiores prejuízos a sua empresa.
Se sua empresa realiza a análise de crédito de clientes, parceiros ou fornecedores e ainda faz isso através da consulta de milhares de informações em sites, compilando as informações em sistemas próprios e manuais, a boa notícia é que com o Big Data essa realidade é transformada para um clique.
Quais são os benefícios do Big Data para a análise de crédito?
Através de Big Data sua empresa passa a ter uma visão 360° atualizada em tempo real sobre os riscos associados ao seu cliente, permitindo análises de crédito mais completas e seguras.
Conheça alguns benefícios do uso de Big Data na análise de crédito:
– Agilidade: o Big Data substitui a tarefa manual de busca de informações em diversas fontes ao reunir tudo em um único local, dando acesso aos dados necessários para análise de crédito em um clique.
Através de Big Data é possível visualizar em uma única página dados como birôs de crédito, quadro societário, BNDES, recuperação judicial e falências, trabalho escravo, sanções nacionais e internacionais, Procon e muito mais.
– Assertividade: com o maior número possível de informações sobre o perfil creditício de um cliente ou fornecedor, atualizadas em tempo real, é possível conhecer com profundidade o risco da empresa analisada para o seu negócio e conceder o limite de crédito ideal de acordo com as políticas de crédito da sua empresa, tornando sua análise de crédito mais segura e assertiva.
– Mitigação de riscos: em um cenário impactado pelos diversos movimentos da globalização, prevenir é melhor do que remediar. O Big Data é indicado para gerenciar riscos e identificar possíveis ameaças, reduzindo riscos de fraudes e inadimplência já no momento da análise de crédito.
Fonte: InfoCredi