Você já deve saber que uma cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns para prestarem serviços entre si, sem fins lucrativos, visando benefícios maiores para todos.
Organizadas democrática e economicamente, as cooperativas contam com participação livre, bem como igualdade de direitos e deveres entre todos os associados. Os associados são todos donos da instituição. São responsáveis pela cooperativa e a participação de cada um impulsiona o funcionamento de toda a estrutura.
Está pensando em associar-se a uma cooperativa? Conheça, a seguir, os direitos e as responsabilidades de todo associado.
Direitos dos associados:
– Participar das assembleias da cooperativa.
Todo associado pode cooperar com a gestão da instituição, participando de suas assembleias e colaborando na tomada de decisões.
– Votar e ser votado.
Cooperativas são geridas democraticamente por todos os seus associados. Assim, todos têm o mesmo poder de voto, independente de suas participações. Diferente de empresas comerciais, em que o poder de decisão está relacionado à quantidade de ações, em uma cooperativa conta-se um voto por pessoa.
– Opinar e defender suas ideias.
Como associado da cooperativa, o cooperado pode participar de sua gestão, sugerindo, opinando, denunciando falhas, propondo soluções e defendendo suas ideias.
– Participar das operações da cooperativa.
Todos os associados têm direito de beneficiar-se das operações e serviços prestados pela cooperativa.
– Examinar livros e documentos.
Todos os associados têm direito, a qualquer tempo, de verificar o Estatuto Social e os demais documentos administrativos da cooperativa, tendo acesso a todo tipo de informação de gestão, financeira ou política da instituição.
– Pedir esclarecimentos aos conselhos de administração e/ou fiscal.
Como associado da cooperativa, o cooperado tem o direito de estar bem informado, podendo, a qualquer tempo, pedir esclarecimentos aos órgãos administrativos e financeiros da instituição.
– Convocar a assembleia, caso seja necessário.
Todo associado tem direito a convocar a assembleia, caso queira denunciar uma falha ou compartilhar um assunto com todos os outros associados.
– Receber sobras proporcionais no fim do ano.
Como uma cooperativa não visa lucros, quando há sobras, elas são repartidas entre todos os associados, conforme a participação de cada um nas atividades da instituição.
Deveres dos associados:
– Votar nas eleições e respeitar as decisões tomadas coletivamente.
Os associados devem exercer seu poder de voto, durante as assembleias da cooperativa, acatando as decisões tomadas pela maioria, de forma democrática.
– Manter-se informado a respeito da cooperativa.
Cabe ao associado manter-se informado sobre as políticas e questões administrativas e financeiras da cooperativa, exercendo por completo sua participação nas operações.
– Respeitar o Estatuto Social.
Todo associado deve conhecer o Estatuto Social de sua cooperativa e respeitá-lo, cumprindo com seus regulamentos e normas.
– Cumprir seus compromissos em dia.
Os associados devem integralizar suas cotas-partes na cooperativa, em dia, de acordo com suas participações e conforme o estabelecido no Estatuto Social da instituição. E satisfazer, pontualmente, os demais compromissos assumidos com a cooperativa.
– Respeitar as boas práticas de movimentação financeira.
Como um dos sócios, o cooperado deve adotar boas condutas financeiras, pautando-se pelos interesses comuns da instituição, em detrimento de vantagens individuais.
– Zelar pelo bom nome e pelo patrimônio da cooperativa.
Como associado da cooperativa, o cooperado deve ter postura de dono, ajudando a preservar e gerir um negócio que também é seu.
Fonte: O seu dinheiro vale mais