A relação dos brasileiros com o dinheiro não vai nada bem: no país, quatro em cada dez consumidores têm contas em atraso.
As medidas de isolamento social, necessárias para conter o avanço do corona vírus e evitar um colapso no sistema de saúde, mudaram os hábitos de consumo e têm forte influência no desempenho do comércio. Com mais pessoas em casa, seguindo recomendações das autoridades, o varejo é um dos setores que mais sofreu com a falta de clientes. O desemprego, que vinha caindo lentamente, voltou a crescer e, por consequência, encurtar a renda das famílias.
Neste e em outros cenários de crise, o empreendedor precisa reforçar medidas para evitar uma perda ainda maior de capital de giro por conta da inadimplência; e um dos caminhos é investir em ações para recuperar crédito dos consumidores que não estão com o pagamento em dia.
Tratar essa questão nem sempre é tarefa fácil, afinal, não basta fazer a cobrança: neste processo, o empreendedor ainda precisa tomar cuidado com a maneira como conduzirá as ações para que o seu relacionamento com o cliente não seja prejudicado. Isso porque, depois de um momento de dificuldade financeira, o consumidor pode se recuperar e voltar a precisar dos produtos e serviços que a sua empresa oferece.
Por se tratar de um assunto delicado, a recuperação de crédito exige medidas cautelosas. Antes de apresentá-las, vamos entender um pouco mais sobre esse processo.
Como funciona a recuperação de crédito?
A operação de recuperação de crédito, como o próprio nome sugere, tem por objetivo reaver um valor devido. Este processo visa ajudar o inadimplente a quitar suas dívidas e regularizar a situação para poder fazer novas compras. Para as empresas, isso significa receber um montante não pago, evitar prejuízos e, por meio de uma ação bem-sucedida, conquistar novas vendas.
Vale lembrar que quando um cliente tem dívidas em atraso e entra em contato com a empresa para apresentar o problema é importante que ela esteja disposta a propor novas condições de pagamento para facilitar a quitação da dívida. Assim, todos saem ganhando: o empreendedor recebe o seu dinheiro e garante a satisfação do consumidor em um período difícil da vida dele. Esta é, inclusive, uma oportunidade de aprimorar o relacionamento com o cliente e se posicionar como uma empresa que valoriza o seu público.
3 dicas para recuperar crédito e fugir da inadimplência
A recuperação de crédito é uma tarefa delicada e muitos empreendedores ainda têm dúvidas de como agir para solucionar o problema. Pensando nisso, listamos algumas maneiras de fazê-la evitando transtornos para os dois lados. Confira, a seguir:
1 – Identifique e entre em contato com os clientes inadimplentes
Antes de negativar um consumidor, é importante identificá-lo no seu sistema e entrar em contato para entender o que aconteceu e resolver a sua situação. Lembre-se de que ele pode apenas estar passando por um mau momento que impossibilitou o pagamento da dívida e seja cauteloso na abordagem. Em algumas situações, estender o prazo ou parcelamento pode ser a proposta ideal para solucionar este problema.
Em outros casos, os clientes também se esquecem de que têm uma conta em atraso, e negativá-lo nesta situação pode gerar uma surpresa bastante desagradável. Outra alternativa para situações assim é o AED (Aviso Eletrônico de Débito), oferecido pela Boa Vista SCPC. Com este recurso, o empreendedor pode notificar a cobrança de dívidas existentes sem dor de cabeça e aumentar suas chances de recuperação de valores.
2 – Mantenha o cliente ativo em seu sistema
Mesmo que o cliente esteja com pagamentos em atraso, não retire-o do seu sistema e de suas listas de comunicação quando o prazo do pagamento expirar. Como já mencionamos, muitas vezes o atraso pode se dar por motivo de esquecimento; portanto, aguarde em torno de 10 dias e, então, entre em contato – por ligação ou Aviso Eletrônico de Débito – para lembrá-lo da prestação.
3 – Previna-se
Esta dica é, na verdade, para o momento que antecede a venda. Uma boa análise de crédito antes de fechar negócio irá ajudá-lo muito mais do que uma recuperação. Pensando nisso, alguns birôs de crédito oferecem informações detalhadas sobre os consumidores para que as empresas possam avaliar o seu perfil com mais segurança e conquistar uma garantia maior de pagamento.
Fonte: ACSP