Como você já sabe, o processo de recuperação de crédito nada mais é do que a tentativa de receber o pagamento de uma dívida.
Para os inadimplentes, trata-se de uma operação que irá auxiliá-los a quitar suas dívidas para que possam voltar a comprar. Para as empresas, é uma oportunidade de receber esse valor, diminuir prejuízos e continuar a vender.
No entanto, é importante traçar estratégias para que ambos saiam ganhando. Quando bem implementado um processo de cobrança os dois lados, empresa e consumidor, são favorecidos. O cliente tem sua situação regularizada e consegue limpar o seu nome e o estabelecimento também pode ter um aumento na receita.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas básicas de recuperação de crédito para driblar a inadimplência em seu negócio!
4 dicas de recuperação de crédito para colocar em prática na sua empresa!
Lidar com estratégias de cobrança ainda é um desafio para muitas empresas. Para te ajudar na operação de recuperação de crédito trouxemos 4 dicas práticas. Veja a seguir!
1.Não se esqueça que cobrança e recuperação de crédito têm diferença.
Embora as duas ações sejam tomadas com o propósito de receber uma dívida, a abordagem utilizada em cada uma delas deve ser diferente.
Isso porque, na cobrança, o objetivo é puramente receber o valor de uma pendência, esteja ela negativada ou não. Enquanto a recuperação de crédito funciona como uma negociação, ou seja, a empresa oferece alternativas para que o cliente encontre a melhor oportunidade de quitar sua pendência. Aqui sua dívida é negativada.
2.Identifique os clientes que estão inadimplentes e entre em contato.
É essencial que, antes de tomar qualquer atitude, você tenha em mãos todos os dados das pessoas que estão inadimplentes. Analise as informações de cadastro, conheça esses clientes.
Fazendo isso, a etapa de cobrança se torna mais fácil e eficaz, já que você terá uma visualização ampla das soluções que mais se adequam para cada consumidor.
3. Leve em conta o relacionamento com o cliente.
Apesar da inadimplência, prezar pelo relacionamento com seu cliente é muito importante. Por isso, mantenha-o ativo em seu sistema e tente entender os motivos que levaram ao não pagamento da dívida. Lembre-se, existem diferentes tipos de devedores e nem todos se enquadram na categoria de negligentes ou maus pagadores.
4.Adotes os 5 C’s do crédito em sua empresa.
Que a análise de crédito é uma ferramenta fundamental para qualquer negócio que lide com vendas, você já sabe. Agora por que não incrementar essa avaliação com a ajuda dos 5C’s do crédito?
A estrutura dos 5C’s permite uma análise ainda mais precisa e completa sobre quem compra em seu estabelecimento. Com ela, é possível conhecer mais seu cliente, entender qual a melhor negociação para oferecer a ele, reduzir o índice de inadimplência e aumentar as chances de recuperação de crédito.
Fonte: scccheck